Publicado em

Para que serve Whey Protein: o guia completo

para que serve whey protein

Você sabe para que serve Whey Protein? O Whey Protein é uma proteína do soro do leite. O leite, geralmente da vaca, é composto em sua parte proteica por, aproximadamente, 20% de Whey Protein.

Por meio de processos industriais específicos, é possível separar a porção do soro do leite das outras proteínas. Por conta desses processos industriais que o Whey Protein é gerado, podendo ser consumido.

São vários tipos de Whey Protein e essa proteína também possui vários benefícios. Pensando nisso, preparamos esse artigo para você. Ao longo desse post iremos dizer para que serve o Whey Protein, quais são seus benefícios e tipos. Não deixe de conferir e boa leitura!

Para que serve Whey Protein

O Whey Protein, depois dos processos industriais, pode servir para diversos fins. A primeira delas é para produzir alimentos que requerem compostos lácteos. Pessoas que precisam de complementos proteicos também podem ser beneficiadas pelo Whey Protein. E não é preciso ser atleta para isso.

Isso acontece porque, em alguns casos, não há como uma pessoa suprir suas necessidades proteicas. Sendo assim, o uso do Whey Protein é recomendado. Podemos exemplificar essas pessoas, como indivíduos que possuem alterações fisiológicas, como dificuldade para comer.

Porém, especialmente nos casos dos atletas, esse tipo de proteína é excelente para aumentar ainda mais o nível proteico deles, melhorando sua performance. Nesses casos, um treinamento intenso mais o Whey Protein é excelente, oferecendo ganhos para os atletas.

Fora isso, o Whey Protein é recomendado para aumentar a imunidade, compor massa muscular, reabilitar músculos e nervos, além de muitas outras funções.

Tipos de Whey Protein

O Whey Protein é segmentado. Dessa forma, é viabilizado vários tipos de Whey Protein, de forma a atender as necessidades de cada consumidor. Vamos ver agora quais são os tipos de Whey Protein:

  • Whey Protein Concentrado

Esse é um Whey Protein que contém cerca de 70 a 80% de proteínas a mais do que os outros tipos de Whey Protein. Também possuem vitaminas, sais minerais, flavorizantes, ácidos graxos e carboidratos.

Alguns tipos também são ricos em aminoácidos. Não contém fibras alimentares. Além disso, possuem uma alta concentração de lactose.

  • Whey Protein Isolado

Essa é uma forma mais pura de Whey Protein. Esse produto passa por um processo de filtragem, onde praticamente todas as suas impurezas ou elementos indesejados do soro do leite são eliminados.

Normalmente, o Whey Protein isolado custa mais caro, uma vez que sua concentração fica em torno dos 90%. Isso faz com que a oferta de aminoácidos para os músculos seja quase que imediato, contribuindo para a nutrição esportiva.

  • Whey Protein Hidrolisado

Esse é um Whey Protein recomendado para quem tem dificuldades com a lactose. Isso porque, as partículas de proteínas que há nesse Whey Protein são “digeridas”, otimizando a distribuição na cadeia muscular e o tempo de absorção.

Esse Whey Protein é ideal para ser tomado depois de uma série de exercícios ou como pós-treino.

Whey Protein – benefícios

São vários os benefícios do Whey Protein, inclusive, esse produto é chamado também de “proteína mágica”. Citaremos agora alguns dos principais benefícios do Whey Protein:

  • Seu uso faz com que a pessoa ganhe massa muscular mais facilmente;
  • Reduz a fadiga;
  • Aumento da queima de gordura;
  • Complementa a ingestão proteica em pessoas com falta de apetite;
  • Promove a saciedade;
  • Auxilia no emagrecimento e na redução de gordura corporal;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Aumenta a densidade mineral óssea;
  • Auxilia na cicatrização;
  • Recupera os músculos e ocasiona o aumento da longevidade;

Dúvidas sobre o Whey Protein

  • Para quem o Whey Protein não é indicado?

Pessoas com doenças renais, hepáticas, gestantes, lactantes, crianças e menores de 18 anos não devem consumir o Whey Protein.

  • Qual o melhor horário para tomar o Whey Protein?

O Whey Protein pode ser consumido antes e depois dos treinos. O recomendado é tomar o Whey Protein 45 minutos antes de treinar e 30 minutos após o treino.

  • Qual a quantidade indicada de Whey Protein a ser tomada?

Isso vai depender de pessoa para pessoa.

Pessoas sedentárias devem ingerir em torno de 0.8g/kg. Já atletas que fazem treinos superiores a 60 minutos durante cinco ou seis vezes por semana, a quantidade aumenta para 1.6g/kg. Para quem vai começar um treinamento de força puxado, a quantidade sobe para 1.8g/kg.

Agora você sabe para que serve o Whey Protein, quais são seus tipos, seus benefícios e como você pode consumi-lo. Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *