Publicado em

Maca Peruana para que serve? O que é? Benefícios e como tomar

Você sabe o que é Maca Peruana? Sabe para que serve, como tomar e quais são seus benefícios? Se você não sabe, você está lendo o artigo certo. Nele vamos explicar tudo que você precisa saber sobre Maca Peruana. Não deixe de conferir e boa leitura!

O que é Maca Peruana?

Como o próprio nome indica, a Maca Peruana é um alimento natural do Peru. Ela é uma planta bem parecida com o rabanete e é na sua raiz que se encontra sua fonte de nutrientes e consumo.

Esse vegetal nasce de forma espontânea há mais de quatro mil metros de altitude, resistindo às mudanças climáticas. No Peru, a Maca Peruana é cultivada há mais de 3 mil anos pelos povos da região. Além disso, é da mesma família do couve, repolho, nabo e mostarda.

Maca Peruana – para que serve

A Maca Peruana contém a presença de fitoquímicos benéficos para a saúde, além de ter um grande valor nutritivo. Essa é uma planta rica em minerais, como o potássio, cálcio, ferro, fósforo, magnésio e zinco. Há ainda fitoesterois, ácidos graxos, proteínas, carboidratos e fibras.  

Os povos andinos usam a Maca Peruana com intuito medicinal. A planta possui relação para trazer melhorias a fertilidade, vitalidade, desejo sexual e clareza mental. A planta também tem poderes antioxidantes e ainda ajuda no balanço hormonal.

Maca Peruana – como tomar

A Maca Peruana pode ser encontrada tanto em laboratórios de manipulação, como em farmácias. Porém, sua dose deve ser definida por um profissional, que pode ser um nutricionista, nutrólogo ou outro do gênero.

A Maca Peruana pode ser consumida em cápsulas ou em pó. A dose indicada é de 400 mg/dia a 1000 mg/dia. Porém, há ainda outra recomendação: sempre verifique a origem, concentração e pureza do produto, não só da Maca Peruana, mas de qualquer medicamento fitoterápico.

Em resumo: antes de comprar, verifique que a Maca Peruana que você vai consumir é de procedência segura.

Maca Peruana – benefícios

Agora que você sabe o que é Maca Peruana, para que serve e como deve ser administrada, podemos continuar. Afinal, não é apenas isso. A Maca Peruana oferece diversos benefícios. E é sobre isso que falaremos agora.

Confira alguns dos benefícios da Maca Peruana.

  • Aumento da libido

Esse é um dos principais benefícios da Maca Peruana. A ingestão desse alimento natural também aumenta o desejo sexual, reduz os níveis de estresse e ansiedade da pessoa que o consome.

Tais efeitos estimulantes se devem, de acordo com especialistas, por causa que a Maca Peruana possui ação sobre as glândulas suprarrenais e o hipotálamo.

  • Auxilia no emagrecimento

Há quem acredite que os carboidratos são grandes vilões do emagrecimento, porém, isso não é verdade. Quem quer perder peso deve se preocupar com as calorias consumidas, em fazer uma dieta e atividades físicas.

Dessa forma, mesmo que a composição da Maca Peruana seja 59% de carboidratos, ela pode auxiliar na perca de peso. Isso porque, a Maca Peruana é um alimento rico em fibras, substância que aumenta a saciedade.

  • Clareza mental

Esse é outro dos benefícios da Maca Peruana. O alimento melhora a saúde mental de quem o consome. As pessoas que tomam a Maca Peruana, dizem que ela melhora o raciocínio, clareza de pensamento e o foco.

  • Protege o coração

Esse tubérculo possui ômega 3, substância que protege a saúde cardiovascular por causa do seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol. A Maca Peruana também contém ômega 9, que atua no combate do colesterol ruim, além de aumentar as taxas do colesterol bom.

  • Estabilização do humor

Essa planta também auxilia na estabilização do humor, podendo aliviar ansiedade, alterações constantes de humor, estresse e depressão.

  • Melhora a pele

Muitas pessoas relatam que a Maca Peruana melhora a pele, diminuindo as acnes e manchas. Além disso, a planta também diminui a sensibilidade e aumenta a tolerância a temperaturas baixas ou altas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *