Publicado em

Colágeno para que serve, benefícios e como tomar

colageno para que serve

abe quando você apalpa suas orelhas ou a ponta do nariz, nota que são ao mesmo tempo maleáveis e resistentes? Bem, isso é ocasionado pela presença de colágeno, que é bem conhecido – e cheio de benefícios.

Porém, para que serve? Como tomar? Apesar de tão comum ao organismo, dúvidas como essas são populares. Inclusive, existem vários tipos de colágeno, tipo I ao tipo XII, sendo a proteína mais abundante no ser humano.

Não sabia desses detalhes e quer saber mais? Continue com a leitura do artigo e conheça o colágeno, para que serve, benefícios, como tomar e muito mais.

O que é colágeno?

Colágeno é uma proteína que nosso próprio organismo produz, em caso que substâncias como a vitamina C estejam presentes. Como dito antes, tem vários tipos e é a proteína mais abundante em nosso corpo.

Ela é uma proteína de rápida absorção que contribui para a elasticidade e resistência da pele. Também é bom para saúde das unhas e cabelos, além de responsável pela constituição das fibras que sustentam nosso corpo.

Por ter diversos papéis, acaba tendo diferentes tipos para atender a cada, com, inclusive, todos participando da formação do corpo em alguma parte.

Colágeno tipo I é constituinte dos tendões e tecido conjuntivo, frouxo e denso, por exemplo. Já outros do tipo X, XI e XII já constituem a formação da cartilagem.

Colágeno: para que serve?

É necessário o uso do colágeno quando este se encontra com baixa concentração no corpo. Assim, casos como esses acabam gerando necessidade de colágeno:

  • Quando ocorre a diminuição da espessura dos fios de cabelo
  • Em diminuição da densidade dos ossos (casos como osteopenia e osteoporose)
  • Em situação de pele fina e desidratada
  • Quando tem enfraquecimento das articulações e dos ligamentos
  • Quando acontece aumento da flacidez e perda de elasticidade da pele
  • Em surgimento de rugas e de linhas de expressão
  • No aparecimento de estrias
  • Quando tem enfraquecimento das articulações e dos ligamentos

Parte desses sintomas aparecem quando chega os 50 anos de idade, acontecendo redução drástica na produção da proteína.

Benefícios do colágeno

A proteína oferece vários benefícios, mas o principal é a firmeza que ele dá à pele. Além disso, previne o surgimento da celulite, atuando no seu tratamento, pois a pele firme faz com que os nódulos da celulite talvez não apareçam.

Outros benefícios do colágeno são:

  • Fortalecimento das unhas e do cabelo, melhorando o aspecto deste último
  • Diminuição das estrias (elas começam a surgir menos)
  • Aumento da elasticidade da pele
  • Prevenção e retardo do surgimento de rugas e linhas de expressão

Como tomar colágeno em pó?

Colágeno em pó, ou colágeno hidrolisado, é um suplemento alimentar, feito em grande parte da cartilagem bovina. Buscando promover melhor aspecto da pele e das articulações, ele pode ser diluído em água, sucos, chás, sopas e vitaminas.

É recomendado ingerir 10 gramas por dia, junto de uma refeição, em qualquer horário do dia.

Contar com a ingestão conjunta da vitamina C potencializa ainda mais os efeitos no organismo. Assim, é bom tomar o colágeno em pó junto da vitamina, presente em suco de limão, laranja, abacaxi ou tangerina.

Colágeno para cabelo?

Proteína rica em aminoácidos, prolina, glicina, arginina e hidroxiprolina, o colágeno promove a elasticidade e força dos fios. Não só isso, como causa sua aparência jovem, forte e brilhante.

Além de promover um crescimento normal e saudável!

Junto da elastina, ela dá forma e firmeza à fibra capilar, enquanto a elastina causa a elasticidade, resistência e flexibilidade dos fios. Não é à toa que colágeno é tão presente em produtos para cabelo.

Já em conjunto da queratina, protege o cabelo de danos causados por produtos ou procedimentos químicos (descolorações, alisamentos, relaxamentos, etc).

Esses podem acabar deixando os fios ressecados, quebradiços e elásticos demais. Além disso, também acaba prolongando a hidratação das madeixas, aumentando brilho e maciez.

Por isso, o colágeno carrega diversos benefícios, sendo possível tomar em pó ou em cápsulas. Caso queira manter sua pele tão boa, é uma proteína que merece sua atenção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *